Recentemente Bananeiras comemorou sua posição no Previne Brasil, que envolve alguns índices de saúde, por haver sido colocada em primeiro lugar entre vinte e oito municípios que obtiveram a mesma nota. Em virtude da ordem alfabética, foi colocada em primeiro. Agora, surgiu novo motivo, desta feita, uma vergonha para a cidade.
PELO Indice Social do Brasil (IPIS) que avaliou os 5.570 municípios, na área de Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Moradia, Acesso ao Conhecimento Básico, Saúde e Bem Estar, Inclusão Social e Acesso ao Ensino Superior além de outros itens sociais, FICOU BANANEIRAS EM SEGUNDO LUGAR ENTRE OS PIORES DA PARAIBA.
O SITE Polemica Paraíba teve o cuidado de relacionar os dez melhores municípios e os dez piores. Nessa analise, quando O IPIS fala em Acesso ao Conhecimento Básico, envolve abandono no ensino fundamental, abandono no ensino médio, Indice de Desenvolvimento da Educaçlão Basica(IDEB) e reprovação escolar no ensino fundamental. Isto é, o fundamental em EDUCAÇÂO.
Na PARAIBA, ENTRE OS DEZ MELHORES, o município de São Francisco ficou em primeiro lugar com 79,60 pontos. Entre AS DEZ PIORES CIDADES Santa Rita ganhou o primeiro lugar (53,92 pontos) em Acesso ao Conhecimento Básico. Em segundo lugar entre as piores na EDUCAÇÃO, está a cidade de Bananeiras ( 52,19 pontos).
Para um cidade como Bananeiras, outrora premiada pelo UNICEF varias vezes e pelo SEBRAE até em nível nacional, mostra um retrocesso na educação.