Advise divulga pesquisa para prefeito de Guarabira; Léa é apontada na liderança

Faltando menos de quatro meses para as eleições desse ano, a ex-prefeita de Guarabira Léa Toscano, pré-candidata a prefeito(a) da cidade, no Agreste paraibano, vem liderando com vantagem as intenções de voto para prefeito daquele município. Foi o que mostrou a segunda pesquisa, recentemente, realizada na cidade.

Se as eleições em Guarabira fossem hoje, a ex-prefeita venceria com 59,37%, enquanto o suplente de deputado federal Raniery Paulino teria 18,00%, estando na terceira colocação o jovem vereador Ramon Menezes com 11,92% na pergunta estimulada. É o que aponta levantamento realizado pelo Instituto Advise, contratado com exclusividade pelo Blog do Chico Soares, divulgado nesta terça-feira (02). Votos brancos e nulos somam 6,57% e indecisos 4,14%.

Assim como na pesquisa estimulada, a ex-prefeita Léa Toscano, também, lidera às intenções de votos espontâneos. Ela é lembrada por 51,09% dos eleitores, seguida por Raniery Paulino com 11,19%, Ramon Menezes com 3,41%; Marcus Diogo, que não será candidato, evidentemente, por estar em seu segundo mandato, aparecendo com 0,73% e a ex-prefeita Fátima Paulino com 0,24%. Na espontânea, brancos e nulos representam 11,44%. Indecisos somam 21,90%.

A pesquisa realizada pelo Instituto Advise sobre a sucessão em Guarabira foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-07981/2024. Ao todo, foram realizadas 408 entrevistas nos dias 28 e 29 de junho do corrente ano.

A margem de erro é de 4,83 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,0%. De acordo com o plano amostral da pesquisa, foram considerados as variáveis: sexo, grau de escolaridade, faixa etária e nível econômico.