Turmalina do TCE aponta baixo índice de transparência em Bananeiras
Compartilhe:
Pin Share

O Governo Municipal de Bananeiras está entre uma das piores posições no ranking de transferência pública na lista das cidades do Brejo Paraibano, conforme aponta levantamento do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Os resultados estão disponibilizados na plataforma Turmalina, que realiza um ranking comparando o “Portal da Transparência” dos municípios, ordenando-os em critérios de mais ou menos transparentes.

Veja: https://turmalina.tcepb.tc.br/avaliacoes

A plataforma Turmalina do TCE trabalha diariamente analisando os portais da transparência de todas as cidades paraibanas. São nove categorias, sendo cada uma delas divididas em várias subcategorias, que somadas os valores dos dados cada município pode receber até 545 pontos, a depender da disponibilidade das informações. A plataforma fiscaliza todos os 223 portais e verifica a transferência.

Na classificação dos 223 municípios paraibanos, Bananeiras ocupa o 211º lugar no estado, somando apenas 269 pontos, dos critérios preenchidos. Esses parâmetros de avaliação são: Instrumentos de planejamento (30 pontos); processos licitatórios (150 pontos); contratos (40 pontos); convênios (45 pontos); receita orçamentária (45 pontos); receita extraorçamentária (15 pontos); despesa orçamentária (120 pontos); despesa extraorçamentária (50 pontos); e pessoal (50 pontos).

Apresentada como uma gestão da transparência, Bananeiras é insuficiente na hora de apresentar os dados para tal ação. Deixando uma lacuna de informações para a população e para o levantamento do TCE-PB.

 

Compartilhe:
Pin Share

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.