A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar da Paraíba e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), deflagrou a Operação Ajubá, entre os dias 27/11 e 1/12, na zona rural de Princesa Isabel/PB. A ação teve como objetivo apurar e combater o funcionamento de garimpos irregulares no estado.
Entre os itens encontrados durante as fiscalizações estão frascos contendo mercúrio, britadores de pequeno porte, calhas de concentração, bateias e tanques de cianetação, equipamentos esses característicos de extração de ouro. Além disso, foi identificado que os tanques construídos de forma artesanal, continham dezenas de células de cianetação em atividade e despejavam resíduos no leito do Rio Bruscas.
A cianetação do ouro é o processo utilizado para extração do metal a partir de um minério bruto retirado do solo. O cianeto dissolve o ouro dentro da rocha, retirando-o em forma líquida. Em seguida, esse ouro é tratado para retirar o cianeto ao qual foi exposto.
Esse processo é conhecido por causar grandes impactos ambientais e muitos prejuízos à saúde humana, devido à alta toxicidade do cianeto, que pode inclusive deixar terras, rios e lagos ao seu redor estéreis por tempo indeterminado.