Paraibano será novo presidente da Caixa Econômica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta quarta-feira, a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. A troca no comando do banco estava sendo desenhada desde julho e envolve as negociações para aproximar o Centrão do governo. Quem assume o posto será o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes (natural de Lagoa de Dentro-PB), indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Viera Fernandes é servidor da Caixa e já foi presidente do Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa. Conterrâneo e aliado do líder da maioria na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), trabalhou como secretário-executivo quando o parlamentar era ministro das Cidades, no governo Dilma Rousseff (PT).

Além disso, Vieira Fernandes já foi secretário executivo de Gilberto Occhi, que é ligado ao PP, no Ministério da Integração Nacional. A batida de martelo sobre o banco ocorre na semana em que Lula retoma à presidência, após semana de licença médica devido a uma cirurgia no quadril.

De acordo com integrantes do PP, o nome de Vieira foi levado ao governo pouco antes de Lira iniciar uma viagem para Índia e para China.