Compartilhe:
Pin Share

O Tribunal de Contas da União (TCU) está investigando um suposto esquema de desvio milionário de emendas parlamentares destinadas à construção de um hospital na Paraíba. A unidade construída é o Hospital Help, do grupo Unifacisa, que também possui o centro universitário. A informação da investigação foi divulgada pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

O Help foi privilegiado com valores maiores de emendas parlamentares em prejuízo a hospitais públicos da Paraíba. Em 2023, foram direcionados R$ 11,7 milhões ao Help e, em 2022, o hospital foi agraciado com R$ 19,3 milhões, como mostrou o ClickPB, no ano passado. O deputado federal Ruy Carneiro foi um dos que destinou emendas ao hospital particular.

A obra foi feita com recursos públicos de emendas direcionadas à fundação ligada ao ensino privado. Igor mostra em sua coluna no Metrópoles que o TCU teve acesso a documentos que mostram que parte das emendas teria sido desviada. O esquema teria contado com a participação de parlamentares federais.

Ainda segundo a apuração do TCU, o hospital tem instalações acima da demanda da região. Além disso, o Tribunal aponta que são pagos salários abaixo do mercado aos profissionais de saúde que trabalham na unidade, o que acendeu o alerta para os investigadores.

O TCU também apurou que, apesar dos milhões de reais em emendas, vários fornecedores da obra do hospital apontaram aos investigadores que não receberam pelos serviços prestados.

O Tribunal de Contas da União não oficializou os nomes dos deputados investigados, ainda segundo a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles.

Compartilhe:
Pin Share

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.