João Azevêdo firma parcerias com instituições de ensino superior e autoriza investimentos em abertura da Semana do Meio Ambiente

O governador João Azevêdo realizou, nesta terça-feira (6), no Parque Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa, a abertura oficial da Semana Estadual do Meio Ambiente. Na ocasião, ele assinou os protocolos de intenções com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) voltados para a democratização, orientação e implementação de ações voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade.

O gestor também autorizou investimentos de R$ 4,5 milhões destinados à criação da Linha de Crédito Empreender Solar voltada aos pequenos e microempreendedores para a aquisição de kits de energia renovável e entregou tablets e maquinetas com o sistema operacional da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para o Batalhão de Policiamento Ambiental.

Na ocasião, o governador João Azevêdo elencou diversas ações implementadas pela gestão para proteger o meio ambiente e garantir investimentos sustentáveis para o estado. “São projetos de apoio ao tratamento de resíduos sólidos, construção de galpões para a coleta seletiva, o replantio da mata ciliar do Rio Paraíba e a criação da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Dentro do Consórcio Brasil Verde, a Paraíba coordena o bioma caatinga, ontem fomos contemplados com a criação do primeiro parque nacional no nosso estado, o Serra do Teixeira, uma importante ação de preservação e turismo sustentável, estamos atraindo mais investimentos em energias renováveis e vamos avançar muito nesse segmento”, acrescentou.

A secretária de estado do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, enfatizou que a programação da Semana Estadual do Meio Ambiente é uma demonstração do compromisso do governo com a área. “O estado é pioneiro no respeito à preservação ambiental, através do equilíbrio e da sustentabilidade. Nós teremos esta semana vários treinamentos e palestras e seguiremos trabalhando para continuarmos com um crescimento econômico e sustentável na Paraíba”, declarou.

O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, destacou o processo de modernização do órgão para fortalecer as fiscalizações no estado. “Nesse dia festivo em que celebramos a Semana Estadual do Meio Ambiente e o Parque Nacional da Serra do Teixeira, temos a satisfação de anunciar que estamos ampliando a informatização da Sudema, entregando tabletes e maquinetas para o Batalhão de Policiamento Ambiental para que os autos de infração sejam agilizados”, explicou.

Estiveram presentes à solenidade, o vice-governador Lucas Ribeiro; o deputado federal Wilson Santiago; o deputado estadual Chió; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o vice-prefeito Léo Bezerra; prefeitos de diversas regiões do estado; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional), Lídia Moura (secretária da Mulher e da Diversidade Humana) e Roberto Paulino (secretário chefe do Governo).

Semana Estadual do Meio Ambiente – A programação que se estende até o dia 11 de junho prevê a realização de palestras, mesas redondas, distribuição e plantio de mudas, apresentação teatral, exposições e realização de trilhas em diversos municípios do estado.

Sobre a data – O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

 

Por ClickPB