Laboratório atesta que aves encontradas em Cabedelo não morreram por Influenza Aviária

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), recebeu nesta segunda-feira (29), o resultado dos exames feitos em aves silvestres encontradas mortas, no dia 23 de maio, em Intermares, na cidade de Cabedelo. O exame realizado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária deu negativo para a Influenza Aviária.

“Recebemos hoje os resultados dos exames das aves encontradas mortas, semana passada, em Intermares. Na ocasião, fizemos a coleta de sangue e enviamos para a análise. A população pode ficar ciente de que as aves encontradas mortas não estavam com Influenza Aviária. O resultado negativo do exame atesta isso”, afirmou a gerente executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar.

Mesmo diante do resultado negativo, a Defesa Agropecuária segue atenta aos casos e reforça a necessidade de que a população acione a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a Polícia Ambiental ou o Ibama caso encontrem aves mortas, para que as medidas sejam tomadas.

Esta semana, a Sedap, por meio da Defesa Agropecuária, vai realizar uma reunião com todos os órgãos ambientais, Secretaria de Estado da Saúde e outras entidades ligadas à questão de zoonoses para traçar estratégias de ação em relação à influenza aviária.

Influenza Aviária no país – A influenza aviária é uma doença de distribuição mundial, com ciclos pandêmicos ao longo dos anos, e com graves consequências ao comércio internacional de produtos avícolas. No dia 15 de maio de 2023, foi detectada pela primeira vez em território nacional, diagnosticada em aves silvestres – o que não compromete a condição do Brasil como país livre de IAAP para o comércio. O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou, na semana passada, emergência zoossanitária em todo o país em função da detecção do vírus da influenza aviária H5N1, a gripe aviária. O estado de emergência zoossanitária é declarado sempre que há risco de uma doença se espalhar rapidamente.

Confira aqui o resultado do exame.