Lula decide ir à coroação de Charles III, e Itamaraty prepara viagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu ir à coroação do rei Charles III, marcada para o dia 6 de maio em Londres. O Palácio do Planalto e o Itamaraty, agora, trabalham para bater o martelo ainda nesta segunda-feira (17) sobre a viagem. Há ainda a expectativa de um encontro bilateral entre Lula e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

O cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, que cuida dos preparativos de viagens diplomáticas, já passou a se debruçar sobre a viagem ao Reino Unido – apenas um dia depois do retorno da viagem oficial à China e aos Emirados Árabes Unidos.

Lula já havia indicado a possibilidade de ir à coroação durante um café da manhã com jornalistas no início do mês. A decisão final, no entanto, é recente.

Até aqui, a previsão era de que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fosse o representante diplomático na cerimônia.

Antes de ir ao Reino Unido, Lula viajará na semana que vem para Portugal e Espanha. O presidente, agora, aumenta ainda mais a média de países visitados por mês.

Por Política JP