Prefeitura de João Pessoa investe R$ 12 milhões em drenagem para tentar acabar com alagamentos em pontos críticos

O prefeito Cícero Lucena anunciou um grande investimento na realização de drenagens na cidade de João Pessoa com o objetivo de evitar futuros alagamentos. Em épocas de mais chuva, algumas localidades tem graves problemas.

“Estamos investindo cerca de R$ 12 milhões nestas drenagens que vão possibilitar a captação das águas dessa bacia. João Pessoa ganhou mais de 68 mil habitantes nos últimos anos e precisamos ter visão e ação para garantir qualidade de vida na cidade”, afirmou Cícero Lucena.

O prefeito se refere às obras de drenagem na região da Rua Cidade de Jericó, no Bairro das Indústrias, e da Rua Honduras, em Mumbaba. No primeiro caso as obras ainda se articulam com a ligação que será feita pelo Governo do Estado entre o bairro e a cidade de Bayeux. Nos locais serão feitos serviços de drenagem profunda, que vão acabar com os alagamentos em período chuvosos e chegam junto à pavimentação e outros itens de infraestrutura.

De acordo com o secretário executivo da Infraestrutura, Luciano Pereira, no período chuvoso se acumulava quase um metro de água nestas regiões. “Isso agora vai acabar. São obras caras, mas necessárias para a qualidade de vida das pessoas”, afirmou. As vias vão receber ainda pavimentação em paralelepípedo, padronização de calçadas e acessibilidade.

O gestor explicou que para algumas ruas é suficiente a drenagem superficial, onde a água escorre sobre o pavimento, outras, no entanto, demandam a drenagem profunda. “A água termina se juntando em algum ponto e aí precisamos lançar em algum corpo receptor, como rios, e isso é feito de forma subterrânea e pelo volume de água requer essa tubulação de diâmetro elevado”, destacou Luciano Pereira.

 

Mônica Melo