Uma operação da Polícia Federal (PF) resultou na prisão do prefeito Daniel Santana (sem partido), da cidade de São Mateus (ES), nesta terça-feira (28). Na casa dele, foram encontrados mais de R $ 400 mil em cédulas e joias. Em uma empresa ligada ao político, havia mais R$ 300 mil.
A PF foi às ruas no Espírito Santo mirando uma organização criminosa que atua em diversos municípios locais por meio de fraudes em licitações. A suspeita é que Daniel Santana faça parte do esquema criminoso desde seu primeiro mandato, iniciado em 2017.
Além dele, foram presos uma controladora de São Mateus, um suposto operador do esquema criminoso e quatro empresários. A soma dos contratos sob suspeita de fraude chega a R $ 43,5 milhões. Além de São Matheus, recebeu visita da PF como cidades de Linhares e Vila Velha.

Como licitações atingiam os setores de limpeza, poda de árvores, manutenção de estruturas e obras públicas, distribuição de cestas básicas, kits de merenda escolar e aluguel de tendências, entre outros.
Uma operação da PF desta terça-feira contou com o reforço de 85 agentes de outros estados. Até o momento, a Prefeitura de São Mateus não se posicionou sobre a prisão do chefe do Executivo.
A Tribuna