IBOPE: Bolsonaro tem 22% e Ciro Gomes e Marina empatam no segundo lugar com 12%


O candidato a presidência da República, Ciro Gomes (PDT) começou a ganhar fôlego na campanha e já empatou com o segundo lugar, a candidata Marina Silva (Rede). O primeiro colocado Jair Bolsonaro cresce 2%, enquanto a segunda colocada se manteve com o percentual da pesquisa anterior. Ciro Gomes que está no terceiro local foi o que mais cresceu, registrado aumento de três pontos percentuais e empatando na segunda colocação.
O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin também registrou aumento, assim como Fernando Haddad, ambos de pontos, mas no quesito rejeição, Alckmin leva vantagem em relação ao petista. Na taxa de rejeição do Ibope, Haddad figura com 23% e Alckmin com 22%. Neste quesito, Ciro Gomes registrou a menor rejeição, com 20%, enquanto Bolsonaro lidera com rejeição de 44% seguido por Marina com 26%.
Nas simulações de 2o turno, Ciro também teve melhor resultado, numa simulação com BOlsonaro, sendo o que vence com maior vantagem.
Os resultados da nova pesquisa foram divulgados  na noite desta quarta-feira (5). A pesquisa de intenção de voto para eleição presidencial foi realizada entre os dias 1 e 3 de setembro.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral e o primeiro depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura de Lula.
Com o indeferimento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva,  que proibiram, entre outras coisas, que o ex-presidente participasse como candidato, de atos de campanha, o Ibope deixou de aplicar o questionário em que o nome de Lula aparecia como postulante ao cargo de presidente.
O instituto pesquisou apenas o cenário em que o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, aparecia juntamente com os candidatos que pediram registro.
Confira os números da pesquisa:
Jair Bolsonaro (PSL): 22
Marina Silva (Rede): 12%
Ciro Gomes (PDT): 12%
Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
Fernando Haddad (PT): 6%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
João Amoêdo (Novo): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Vera (PSTU): 1%
João Goulart Filho (PPL): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 21%
Não sabe/não respondeu: 7%
No levantamento anterior, feito de 17 a 19 de agosto, os percentuais de intenção de votos no cenário em que o candidato do PT é Haddad estavam da seguinte forma: Bolsonaro, 20%; Marina, 12%; Ciro, 9%; Alckmin, 7%; Haddad, 4%; Alvaro Dias, 3%; Eymael, 1%; Boulos, 1%; Meirelles, 1%; Amoêdo, 1%; Cabo Daciolo, 1%; Vera, 1%; João Goulart Filho, 1%; Branco/nulos: 29%; Não sabe/não respondeu: 9%.
Veja as simulações do 2o turno
Ciro 44% x 33% Bolsonaro (branco/nulo: 19%; não sabe/não respondeu: 4%)
Alckmin 41% x 32% Bolsonaro (branco/nulo: 23%; não sabe/não respondeu: 4%)
Bolsonaro 33% x 43% Marina (branco/nulo: 20%; não sabe/não respondeu: 3%)
Haddad 36% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 22%; não sabe/não respondeu: 5%)


Fonte: G1


Nenhum comentário