PB tem 6º maior investimento e é um dos estados com melhor situação fiscal


A Paraíba tem o sexto maior índice de investimentos do Brasil, além de estar entre os sete estados com melhor situação fiscal do país, de acordo com o estudo ‘Situação Fiscal dos Estados Brasileiros’, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Conforme o estudo, no ranking geral relativo à crise fiscal dos estados, a Paraíba ficou à frente de 20 estados, como Rio Grande do Sul (que aparece como o estado mais afetado), Rio de Janeiro e São Paulo, ficando atrás apenas dos estados de Alagoas, Espírito Santo, Amapá, Pará, Maranhão e Ceará.

A Firjan aponta ainda que a Paraíba possui a sexta menor taxa de endividamento do país, comprometendo somente 30,2% da Receita Corrente Líquida (RCL), enquanto a média do país é 69,5%.

O estudo elaborado pela Firjan é feito com base em dados oficiais disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN, sendo analisadas quatro variáveis fundamentais ao equilíbrio de um ente público: dívida, despesa com pessoal (ativo e inativo), disponibilidade de caixa e investimentos.







PC