Controladoria Geral da União reúne prefeitos nesta segunda-feira na Paraíba


A Controladoria Geral da União (CGU) vai reunir, na segunda-feira (6), em João Pessoa, prefeitos paraibanos para orientá-los sobre a correta aplicação dos recursos públicos, no Encontro Município Transparente.

O evento, conforme indicou o Correio Online, que será realizado das 14h às 17h, no auditório do Ministério Público do Estado da Paraíba, no Centro da Capital, ocorrerá simultaneamente em várias capitais brasileiras - exceto no Espírito Santo e em Sergipe, que sediarão, respectivamente, nas cidades de São Mateus e de São Cristóvão - como forma de promover uma capacitação sobre as medidas de aperfeiçoamento da gestão, de prevenção, de combate à corrupção e de incentivo às práticas de transparência pública.

De acordo com o superintendente regional da CGU na Paraíba, Gabriel Aragão Wright, durante o evento ocorrerá o lançamento do Painel Municípios, um site que consolida dados produzidos e coletados pelo Ministério da Transparência, nos últimos cinco anos, sobre os 5.561 municípios brasileiros. O objetivo da página é apoiar a gestão dos prefeitos, além de estimular nos cidadãos o exercício do controle social.

A ferramenta permitirá a consulta sobre relatórios de auditoria e fiscalização; valor de transferências de recursos federais; convênios já celebrados com a União; denúncias e reclamações; operações especiais; e relação de empresas declaradas inidôneas.

Além disso, também haverá a apresentação do resultado da 3ª edição da Escala Brasil Transparente, que é indicador criado para avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação pelas unidades da Federação.




portalcorreio